quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de todos os Santos

"Através da comemoração do Dia de Todos os Santos a Igreja Católica busca aproximar os seus fiéis a Deus. Todos os santos celebrados nesse dia foram pessoas de carne e osso que tiveram condutas exemplares durante sua vida terrena. Dessa forma, a Igreja procura mostrar às pessoas através do exemplo, que todos têm potenciais para tornarem-se santos."





O dia original para se comemorar o dia de todos os Santos era 13 de Maio... No entanto este dia foi posteriormente alterado para o dia 1 de Novembro (dia seguinte ao meu amado Halloween) para que coincidisse com esta data e desta forma a Igreja pudesse atrair pagãos para o seu culto... Em teoria criado para celebrar todos aqueles que morreram tendo levado uma vida terrena perfeita mas que não tinham um dia especifico de culto. Assim todos os Santos seriam relembrados sem excepção num só dia.

É costume que, por esta altura, as pessoa visitem os cemitérios onde os seus entes queridos habitam. Levam flores, limpam a sepultura para o dia 2 (Dia dos Finados que não é considerado feriado e ainda não sei para que serve) e relembram os momentos mais especiais com a pessoa que já partiu.

Eu não tenho de maneira alguma, qualquer tipo de direito para criticar quem celebra a data e respeito aqueles que o fazem. Mas acho que é... pouco razoável alterar a data só para interferir com outras celebrações. O Halloween é uma espécie de Ano Novo dos Bruxos (e afins). Não interferiu com a Igreja. Porque haveria esta de interferir com ele? Neste momento sinto-me consideravelmente irritada por ter conhecimento deste facto. Porque não pode a Igreja respeitar quem não lhe presta culto se exige dos outros respeito e a meu ver muitas vezes obediência? Porque tem ela que ir meter o nariz onde ninguém lhe pediu parecer? Afinal e segundo as crenças da referida não ama e respeita Deus todos por igual? Digo eu no meu pouco profundo conhecimento da Bíblia...

Em qualquer caso esta mudança de data parece apenas uma forma infame de a Igreja dizer através de actos "Se não podes vencê-los junta-te a eles..." o que só torna este um dos motivos pelos quais me apresento como cidadã livre de crenças religiosas de qualquer ordem, cristã inclusive.

Bem onde ia eu? Ah! Assim foi este dia consagrado feriado para que todos os cristãos pudessem prestar o devido culto aos Santos sem preocupações mundanas. Creio ser suficiente.


P.S.:


Criado: no séc. VII

Por: Papa BonifácioIV

Pois: Os católicos costumam homenagear os seus santos no dia do aniversário de suas mortes. Porém, o número de santos canonizados é muito superior ao número de dias do ano, sendo assim, poucos deles são oficialmente homenageados no dia de sua morte.

(a data foi alterada em 835 pelo Papa Gregório III)