sábado, 25 de dezembro de 2010

24 de Dezembro

Sim eu sei... tipo não é feriado... (acho eu) mas achei que podia fazer um pequeno comentário... não vou levar-vos (quem quer que vocês sejam) muito tempo....

Hoje podia falar da treta do menino Jesus e da manjedoura, da vaca e do boi, da Maria e do José, dos três reis Magos e da estrela que os guiou. Mas isso está muito batido. E já toda a gente é não-ignorante no assunto então penso que não faria qualquer sentido andar aqui com esta história até porque, como já demonstrei ao longo dos meus post's sou teoricamente católica de baptismo, apresento-me como cristã não-praticante para as pessoas normais mas sou uma Narniana devota.... ou seja não vou entrar pela auto-estrada. Vou mesmo por um dos caminhos laterais...


Hoje é dia de Natal e andam os vossos pais, avós, tios e seja mais quem for atarefados a preparar tudo. Vêm o pinheirinho cheio de luzes a brilhar, os sorrisos nas caras dos mais novos quando olham para os embrulhos reluzentes debaixo da árvore, o olhar guloso de todos quando vêem a mesa a ser preenchida com rabanadas, leite creme, arroz doce, bolos de toda a espécie e feitio, e no fim a ceia de Natal: peru ou pato consoante... não sei bem...

E agora pensam vocês "ok não nos está a contar a historinha do menino Jesus mas está a ir por uma auto-estrada paralela."

Sim e não. De certa forma. Cheguem ao fim e tirem as vossas conclusões.

Agora imaginem só por um segundo que olham pela janela e vêem a olhar uma criança, uma mulher, um homem, alguém... uma pessoa. Que olha apenas, com tristeza, para tudo isso enquanto pensa que não terá nada. Eu quanto a vocês não sei mas só a ideia deixa-me de rastos.

E imaginem só que no dia seguinte acordam quentinhos (esse calor que essa pessoa não teve) e vêem o quanto sobrou da noite anterior. Quanto a vocês mais uma vez não sei, mas a mim fica-me um nó na garganta só de pensar nos exageros que cometemos quando por um pouco menos para nós podíamos fazer bem mais para os outros.

Acho que este é um post um pouco deprimente para um dia de Natal. Mas as coisas não deixam de existir por o ser...

Sinceramente... acho que essa pobreza de que falei está dissimulada nos dias que correm e pergunto-me se, se realmente fosse à porta ou à janela de nossa casa nos importaríamos mais...

Deixo-vos assim os meus votos de Feliz Natal... e um desejo profundo de que nem que seja apenas uma pessoa a ler isto que não leia somente...

Bom Natal



Sem comentários: