Qualquer malta que seja do 11º ano e esteja em ciências em circunstâncias normais não quereria ouvir falar da simples existência deste dia... tudo por causa do TIM e quem me percebe sabe do que falo....
Mas em qualquer caso e só para não deixar passar alguém sabia que hoje fazia anos o Mozart? Bem que podia sair da cova e tocar uma composição fúnebre para nos acompanhar à saída do teste intermédio de matemática....
Bem e agora propaganda literária à minha escritora portuguesa adorada. Rita Vilela criou com ilustrações de Vasco Gargalo livros acerca de várias personalidades e esta (Mozart) é uma delas.... de certeza que gostam... ainda não tive oportunidade de comprar mas espero poder fazê-lo ainda durante este século....
e neste momento estou a dever à minha satisfação cultural três coisas...
- dia mundial do Braile
- dia do abraço: quero, não, faço questão de re-ouvir uma música de Miguel Gameiro com que acordei no dia 21 e que me tirou mais cedo da cama e bem disposta ainda por cima, o que é raríssimo... normalmente saio da cama a dormir por isso não posso ter um estado definido.
- e já agora também tenho certa curiosidade acerca do Homem por detrás do génio musical...
é só uma questão de tempo....
P.S.: se eu pusesse a correr uma petição para enviar aos criadores do universo acham que eles aceitavam inventar os dias com 48 horas?
*********************************************************************************
Update novamente... :) isto hoje deu para tudo... paz e calma.... já agora isto está chapadinho de onde encontrei porque está em concordância com os vários sites que consultei e sinceramente não consigo nem quero sintetizar mais do que isto:
(enjoy yourselfs...)
«Johann Chrysostom Wolfgang Amadeus Mozart nasceu no dia 27/01/1756 em Salzburgo (hoje Áustria) e morreu no dia 5/12/1791, quando tinha 35 anos. Dos sete filhos que seus pais tiveram, somente ele e a irmã dele, Maria Anna, que sobreviveram. Mozart foi considerado um menino prodígio, começou a compor músicas com 5 anos de idade.
Mozart e sua irmã fizeram várias apresentações pela Europa, durante viagens com a família,sendo chamados de crianças-prodígio. Em 1763, com 7 anos, Mozart conheceu Johann Christian Bach (filho mais novo de Johann Sebastian Bach), o qual foi grande influência em seus primeiros trabalhos.
Em 13 de março de 1773, com 17 anos, Mozart foi músico da corte em Salzburgo. Em agosto de 1777 se demitiu da corte e foi em busca de um novo emprego, logo iniciaram algumas dívidas.
Mozart estreou uma ópera em janeiro de 1781 a qual foi um grande sucesso em Munique, em março o arcebispo Colloredo emprega Mozart em sua comitiva em Viena. Mozart se sentiu ofendido por ser tratado como um mero funcionário e pediu a demissão, recebendo-a somente no mês seguinte de forma grosseira.
Nova carreira de Mozart se inicia. Atuou muitas vezes como pianista e em seguida já havia se tornado o melhor pianista em Viena. Nessa época também começou a prosperar como compositor, compondo óperas, sonetos e concertos para piano.
Em 1782, Mozart casa com Constanze Weber, em 1984 tornou-se maçom e em1786 sua popularidade diminui, porém não para de compor suas obras primas. Em 1788, Mozart começa a empobrecer novamente e acaba por morar num subúrbio e até passa a pedir dinheiro emprestado. Em 1890 a situação financeira melhora, neste período teve grande produtividade com suas obras, finalizando também Requiem e estreando A Flauta Mágica.
Mozart adoeceu em 1791 sofrendo de inchaço, dores e vômitos. Morreu às 1h do dia 05 de dezembro, ninguém sabe ao certo a causa de sua morte.»