segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Puramente aconteceu

Foi algo curioso... mesmo muito curioso. Estava eu em mais um dia de férias solarengo, pleno Verão, Moreira... rio e tudo, regresso a casa, ver tv enquanto não se lancha... passo a mão macia pelas pernas para ver se precisam de creme... e sinto uma crosta. não duas e "Ai!" doía. Olhei com atenção e lentamente formou-se-me um sorriso nos lábios.

"Tio... - chamei - O que te parece isto?"
"Hum..." - hesitou; poupei-lhe o trabalho
"Uma mordida de cobra certo?" - perguntei com algum divertimento disfarçado.
"É isso de facto parece mesmo... é tu foste mordida por uma cobra..."

"Isso não é nada uma cobra! - meteu-se o meu avó lá do sofá - Deve ter sido um lagarto."

Abstive-me de lhe perguntar quantos lagartos de dois dentes afiados e finos conhecia ele que deixassem aquela marca.
Apresentei-lhe as duas pequenas crostas, lado a lado, com o ténue círculo negro em redor.

Ele olhou com atenção.



"É - acabou por confirmar - Isso de facto parece mesmo ser de uma cobra. Mas não te preocupes deve ter sido uma cobra de água."

Eu não sou médica... Mas se aquilo já tinha crosta e praticamente já não tinha negra se fosse de cair para o lado eu já tinha caído... por isso nem sequer estava preocupada. O raciocínio lógico é o essencial.

Mas pronto. Incorri na asneira de a minha avó ter ouvido a conversa. Ligou logo à minha mãe que quis falar comigo depois da fatídica declaração "A tua filha foi mordida por uma cobra!" provavelmente dita numa voz dramática, e mandou-me ir às urgências. Fui claro, relutante.

Queria lanchar, queria ficar sentada depois de outro dia no rio e sinceramente as urgências não me atraíam particularmente. Mas fui.

Cheguei a médica negou que fosse de cobra que devia ter isto e aquilo se assim fosse e eu revirei discretamente os olhos perante o palavreado. Raios a partam tinha dois dentes ali marcados junto um do outro! Era de quê? De libelinha? --' Chegou o meu médico disse que era de cobra passou um atestado de incompetência à outra, mandou-me vigiar aquilo, ficou meia hora a conversar com a minha mãe e o meu tio, e disse que podia ir para casa que não era preciso nada.

Resultado: desperdício de gasolina e do sistema nervoso da minha mãe e da minha avó.

Em qualquer caso eu só estava preocupada com um pequeno detalhe no meio disto tudo e a esse ninguém me respondeu: Como raio é que uma pessoa é mordida por uma cobra, e não vê nem sente nada?
Confusa-Narniana

Sem comentários: