sábado, 5 de junho de 2010

Crónica V - Prémio "Fundação Manuel Pimenta"


Este prémio tem como objectivo premiar as pessoas que são boas por si mesmas. Ou seja que ajudam e se preocupam sem esperarem nada em troca. Um aluno por turma seria escolhido como vencedor de acordo com a opinião do concelho de turma. Isto é uma pequena introdução para saberem de que se trata.
*****************************************************************************************

E sabem o vencedor: a rapariga T. E a rapariga T é alguém que não se preocupa em ajudar os outros. Critica-me por ajudar. Acha que sabe tudo dos outros. Fiquei num trabalho de grupo com ela. Precisava-mos de mais pessoas. Três pessoas pediram para ficar connosco. Virei-me e perguntei-lhe: pode ser? Mais por descargo de consciência do que outra coisa perguntei-lhe se aceitava. Ela acenou com a cabeça. Então eu aceitei e fiquei satisfeita com o grupo. Pessoas trabalhadoras e empenhadas decerto seria um óptimo trabalho. Qual o meu espanto quando passado meia hora ela se vira: tu escolheste o grupo; eu escolho o tema. "HÃ? Eu não ouvi bem! Eu escolhi o grupo? Eu perguntei-te não perguntei? E desculpa que treta é essa? O tema é o grupo quem o escolhe. Ou estás à espera de chegar lá e dizer olhem o tema é este porque eu nunca quis ficar convosco no grupo e portanto tenho o direito de o escolher sem dar cavaco a ninguém." Ela calou-se. Tudo bem. Uns dias mais tarde veio com a mesma conversa e eu disse-lhe "ouve lá eu perguntei-te se podia ser quando elas pediram para ficar connosco!" «Ai mas querias que eu disse-se o quê? Já tinhas dito que sim....» "Eu não tinha dito que sim m***da nenhuma. Eu pedi-lhes para esperarem para te perguntar." «E tu querias que eu disse-se o quê?» "Desculpa lá rapariga T mas se tens boca é para falar. Falasses; não falaste agora aguentas. Mas vais-te arrepender disso porque elas trabalham bem. Tu nunca trabalhaste com elas e já as estás a descriminar mas eu já e elas são espectaculares." Escolhemos o tema por votação claro. Porque todas estávamos de acordo menos ela. Ficou resolvido. Passada uns tempos ela disse-me: «Tinhas razão. Elas trabalham mesmo bem.» " Eu disse-te tu é que julgas-te o livro pela capa. Não posso fazer nada quanto a isso.» O grupo ficou com má impressão dela. E quanto a isso também não pude fazer nada porque por muito amigas que fossemos... não pude ignorar a forma como ela julgou os outros.

E foi esta pessoa que ganhou o prémio. Por escolha do concelho de turma porque os votos dos nossos colegas dividiram-se entre mim e outra amiga minha. Claro que não serviu de nada a opinião da turma. Porque os professores é que sabem tudo. Ela é que aceitava a opinião dos outros, a que não julgava os outros e a que mais se enquadrava nos critérios. Quanto à maioria dos critérios tudo bem, estou de acordo. não tenho lata para dizer que não digo palavrões e tenho noção de que organização não é algo presente em qualquer das coisas que faço; muito menos nos meus cadernos. Mas eu aceito os outros como sou. Trabalho com eles na boa. Dámo-nos todos bem e não sou selectiva nem preconceituosa. Todos naquela turma são assim menos ela. E sabem quais eram alguns dos critérios de selecção?

Passo a citar:
  • A abertura face a outras culturas (e a outras formas de ser está implícito ou não?)
  • O companheirismo e o sentido de gratuituidade e da partilha dentro e fora da sala de aula.
Pois esta rapariga T é ligeiramente retrógrada no que toca a formas de vestir e de se comportar... E fica com má impressão de quem quer que se vista de forma mais atrevida ou arrojada. Mas claro como é uma menina incapaz de abrir a boca nas aulas foi ela a vencedora. Ok. E isto teve algo de bom: é que seja porque está arrependida, seja para ser aceite, ou por outro motivo qualquer ela melhorou. Há males que vêem por bem. E males porquê? Porque este prémio é uma estupidez e anula-se a si próprio. Foi criado para incentivar as pessoas a serem bondosas e preocupadas naturalmente e sem esperar nada em troca. No entanto premeia quem assim se comporta. Faz sentido? Não. Há coisas que realmente.... Palavra mas não há palavras....

Sem comentários: