sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pesquisas, estudos e neura


Estava ontem a ouvir a rádio quando de repente a propósito já não sei de quê alguém disse que segundo um estudo recente da Gulbenkian os adolescentes passam cada vez mais tempo sentados, que o sedentarismo se está a tornar um problema e que a obesidade entre os mais jovens está a aumentar.

Francamente com esta merda destas pesquisas fiquei parvinha e cheia de neura. Qual é a desta gente mesmo? Se estão afim de nos taxarem de preguiçosos mais vale dizê-lo de vez. Eu passo a maior parte do dia sentada. Facto nº 1

E sabem porquê? Ora bem vamos à matemática:

8 horas de sono. 24-8=16 horas restantes

Dessas 16 horas mais oito são passadas na escola onde, ah surpresa!, estamos sentados o dia todo.

16-8=8 horas restantes

Pessoalmente quando chego a casa a minha vontade é ficar no terraço a jogar basquete (ou a tentar), ou seja de pé, a praticar desporto, ou então enfiar-me numa piscina qualquer e nadar, ou seja deitada ou a flutuar, a que preferirem.

No entanto infelizmente tenho de me lembrar que tenho 5 exercícios de matemática, mais 3 testamentos de filosofia, ah espera o relatório de biologia e a ficha de química, e depois claro não esquecer de estudar espanhol porque se dá na cabeça à sôra de perguntar os verbos é conveniente sabê-los. E com isto aí vão no minimo 4 horinhas.

Como vos posso garantir que não tenciono ficar de pé a escrever no pc enquanto faço o relatório ou a desenhar gráficos no caderno de matemática enquanto seguro na calculadora com um pseudo-braço extra não tenho grande opção que não seja sentar-me.

Portanto: 8-4=4 horas restantes. Deixem-me lembrar-vos que as refeições principais nomeadamente almoço e jantar se fazem com um prato, talheres e copo e fazê-las de pé durante uma hora era complicado e estúpido.

4-2*1=2 horas restantes. É claro que às onze da noite depois de todas as obrigações cumpridas é perfeitamente natural deixar-mo-nos ficar de pé só por amor à coisa não? Então e o dia nem foi minimamente trabalhoso nem nada!

Agora a pergunta é: E as criaturas que não pegam nos livros nem que deles dependesse a vida? Facto nº2.

Resposta: O que eu mais vejo essas criaturas fazer é estar de pé. Já alguém tentou jogar matraquilhos, ping-pong, futebol (ou outro), passear ou dirigir-se a casa de um amigo a meio da tarde de outra forma que não fosse de pé? Pois está claro que sentado não dava jeito nenhum. Facto nº 3.

Posto isto quero informar esses desgraçados de investigadores que gostaria imenso de passar mais tempo de pé, e de fazer exercício apesar de não estar obesa nem lá perto, mas que não posso.

Sugestão: Diminuam para metade aquilo que temos de enfiar na cabeça/calculadora e verão como todo esse tempo na cadeira diminui. Quem estuda passa a ter mais tempo para se divertir e quem não estuda continua de pé a fazer o que já referi. Brilhante não?

Sem comentários: